quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Essa janela é um mundo!



Esse ano conheci nosso berço pátrio. A terra de pessoas alegres, comunicativas.. Salvador ! 
Hoje vou falar da janela da Fabrícia ! 
Cheguei à noite. Depois das boas-vindas, conheci essa janela. Fiquei parada. Em poucos minutos, senti o cheiro de umas três jantas diferentes. Os aromas subiam de outras janelas de casas vizinhas e passavam ali. Mais à frente um jovem rapaz dando gargalhadas em frente à tv deitado em um sofá. Numa sacada, uma senhora olhando ao redor. De repente um barulho de água batendo sobre a telha de uma casa e vi a sombra de uma mulher torcendo pano.
Exclamei: essa janela é um mundo!
  
Ganhei de presente poder dormir com a janela em minha frente, vendo as luzes das casas e o céu. Com tudo isso, um vento maravilhoso que balançava a cortina e refrescava toda a casa.
Ao amanhecer fiquei surpresa com a claridade. Parecia nove da manhã. Mas eram 5h30 (o dia levanta cedo em Salvador). Da janela, pude avistar uma pontinha de mar, ao longe.

Foi dali mesmo que vi a Lua mais linda que até hoje pude ver. Estava perto do chão, imensa, alaranjada!  Subindo lentamente. Dava para ver os desenhos de seu relevo lunar. Tão bonita assim.... Penso que deve ser a hora que o Sol olha para a Lua. Se entreolham felizes que a Lua até parece se enrubrescer..
   
Poucos dias,  guardados para sempre. Como um sol na alma para prosseguir com esperança.

Obrigada aos amigos, às amigas que me acompanharam e me deram abrigo!
Que em 2011 a gente prossiga cantando, caminhando, em busca do aprendizado maior, que é viver com amor, com paz dentro de nós!

"Pode abrir a janela
Noites com sol são mais belas
Certas canções são eternas
Deixa o sol entrar "

.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

À Deus

Senhor, nos fortaleça para a Sua vontade.   Amplie nossa consciência, percepção para as indicações que vem do Céu.   Que nosso coração seja nosso aviso para escolher sempre o caminho do Amor, ensinado por Jesus.

Que nossas aflições de hoje sirvam para o nosso amadurecimento. Seja nossa missão educar, amar, servir ao próximo, crescer espiritualmente, servir como mãos de Deus na terra tão cheia de dor e de sofrimento.

Assim fez Jesus, com tanta dor, serviu à Deus. Para isto foi nascido entre nós.
É Ele sempre vivo, como a esperança que Deus plantou em nós.   Somos terra de Deus.


..

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

"Não há evolução sem câmbios"

“Estou no mundo como os demais homens da Terra e, assim como a eles, foi-me dada a oportunidade de conhecer, penetrando em todos os ambientes, tudo quanto possa interessar a meu propósito, a meu propósito de bem, que é a grande obra de superação humana que venho realizando.
Sejamos como os rios, que renovam constantemente as suas águas. ”


Carlos Bernardo González Pecotche

. 

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Se apronta pra recomeçar..

"A vida tem sons que pra gente ouvir
Precisa aprender a começar de novo.
É como tocar o mesmo violão
E nele compor uma nova canção"


Começo, meio e fim
(Tavito - Ney Azambuja - Paulo Sérgio Valle)

..

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Rio e canoa sabem mais que pescador


" A vida sempre pega a gente numa curva
É feito chuva em plena tarde de verão
Dependerá de nós as cores, tons, matizes
Pra esse arco-íris transformar o coração"


Rio e Canoa
(Osvaldir/Carlos Magrão)
Fábio Jr. canta

.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Delicadezas no caminho



Há vida por toda parte.  Além das folhinhas estão as algas, esses pequenos pontinhos verdes. Basta que haja um pouco de água, um pouco de sol.
Um dia desses minha mãe me disse que estava achando que a madeira do meu violão estava ficando mais clara logo abaixo das cordas.
Eu disse: parece que sim.
Ela perguntou: por que será ?
Disse eu, em gratidão à matéria que permite a exitência de meu violão:
A madeira é sempre viva.  Para ser cortada, a árvore precisou respirar muito, cresceu dia após dia. Por ela e para nós. Quanta seiva subiu e desceu. Raízes para baixo, galhos para cima. Folhas nasceram, folhas caíram.
Hoje, um violão.  Ainda muito viva !!
A madeira de um violão artesanal, por exemplo, costuma ser muito sensível. Nos primeiros anos, devemos cuidar bem, até que ela esteja mais madura, mais resistente. No início, uma mudança climática, como a queda da umidade relativa do ar, pode abrir fendas na madeira e danificar o instrumento. Algumas são mais vulneráveis à 'cicatrizes', podendo ficar marcadas ao sofrerem leves esbarrões.
Esse é meu violão..da madeira delicada, que um luthier de Minas Gerais escolheu e moldou com as mãos.. e que um dia eu comprei e que hoje utilizo muito para trabalhar.

Árvores são belas. Toda madeira tem uma história para contar. Cuidemos de nossas árvores e de tudo o que vem delas para o nosso bem!

"..há que se cuidar do broto
Pra que a vida nos dê
Flor e fruto "


..

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Luz em nossas casas


"A bandeira acredita
que a semente seja tanta
Que essa mesa seja farta,
que essa casa seja santa"
 
 
Bandeira do Divino 
Ivan Lins / Vitor Martins

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Mensagens no caminho

(...)
"Não te lamentes nem ambiciones uma paz inoperante a medrar na indolência.
Sustentando o monumento, a base desconhecida não reclama sua posição inferior. Todavia, sem ela, a obra de arte não teria apoio que lhe favorecesse a contemplação e o brilho.
A dor, anônima e silenciosa, é a base do êxito de qualquer empreendimento.
Seja a honra de quem serve a satisfação de servir.
Aprende, assim, a transformar as lágrimas, com que o dever te experimenta, em sorrisos de alento para os mais tíbios e, certo de que todos, na luta, estamos sofrendo para aprender e chorando para servir, liga o pensamento ao Senhor, que até hoje, sem reclamação, não encontrou em nossas almas um lugar seguro para a paz e o justo repouso".

Trecho do capítulo 9 (Chorando para Servir p.43), do livro Messe de Amor - pelo espírito de Joanna de Ângelis; [psicografia de] Divaldo Pereira Franco.

..