domingo, 5 de dezembro de 2010

Delicadezas no caminho



Há vida por toda parte.  Além das folhinhas estão as algas, esses pequenos pontinhos verdes. Basta que haja um pouco de água, um pouco de sol.
Um dia desses minha mãe me disse que estava achando que a madeira do meu violão estava ficando mais clara logo abaixo das cordas.
Eu disse: parece que sim.
Ela perguntou: por que será ?
Disse eu, em gratidão à matéria que permite a exitência de meu violão:
A madeira é sempre viva.  Para ser cortada, a árvore precisou respirar muito, cresceu dia após dia. Por ela e para nós. Quanta seiva subiu e desceu. Raízes para baixo, galhos para cima. Folhas nasceram, folhas caíram.
Hoje, um violão.  Ainda muito viva !!
A madeira de um violão artesanal, por exemplo, costuma ser muito sensível. Nos primeiros anos, devemos cuidar bem, até que ela esteja mais madura, mais resistente. No início, uma mudança climática, como a queda da umidade relativa do ar, pode abrir fendas na madeira e danificar o instrumento. Algumas são mais vulneráveis à 'cicatrizes', podendo ficar marcadas ao sofrerem leves esbarrões.
Esse é meu violão..da madeira delicada, que um luthier de Minas Gerais escolheu e moldou com as mãos.. e que um dia eu comprei e que hoje utilizo muito para trabalhar.

Árvores são belas. Toda madeira tem uma história para contar. Cuidemos de nossas árvores e de tudo o que vem delas para o nosso bem!

"..há que se cuidar do broto
Pra que a vida nos dê
Flor e fruto "


..

Um comentário:

Anônimo disse...

olha só o texto xuxu:

aqui tudo dá pensamento asas, movimentos e dimensões atmosféricas as nuvens no alto, a intensidade de atmosfera infina! Na terra estamos atados a um ponto morto e enfrenados no círculo estreito de uma situação... alma minha, como te encontrarás quando saires deste mundo?
Herder
bjo bia