sábado, 14 de março de 2009

No silêncio..



Hoje foi dia da minha segunda aula de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) . Estou encantada com este novo aprendizado: a comunicação por gestos, expressões faciais e corporais.
.
Meus professores são surdos e assim aprendemos comunicação no silêncio. A cada dia vencemos um pouquinho a timidez e a insegurança de isolar o sentido auditivo.
.
Minha escola leva o nome deste homem da foto. Hoje assistimos um filme dele e, também, aprendemos o sinal de seu nome, que é o mesmo da escola.

Tive uma experiência muito interessante assistindo o filme ao lado de um colega surdo.
Experimentei um cinema sem som, pois o volume da TV foi colocado no "zero". Sem música ou efeitos sonoros que por vezes "falariam" pelas imagens.
.
É ! Tenho desfrutado da oportunidade de aprender uma língua brasileira tão delicada, já na idade adulta. Penso que seria bom se aprendêssemos desde crianças.
.
Fica aqui, para terminar, uma frase que li hoje a tarde em um porta retrato na escola..
..
"Pensamos demasiadamente, sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá". Charlie Chaplin (1889-1977)
.
.
Foto retirada do site: http://www.charliechaplin.com/

...

Nenhum comentário: