domingo, 31 de agosto de 2008

Gelinhos de mamão


Alguns encontros sãos mais especiais. Quando as pessoas se gostam e compartilham um tempo em harmonia. Não há pressa. Escutamos uns aos outros e assim nos conhecemos ainda mais.
Gosto dos encontros em que aprendo a ser mais afetuosa, mais paciente e amorosa.
Hoje tive um encontro assim, em um lar de pessoas amigas.

Da rua já era possível ver o cuidado. A casa colorida em cores diversas e cheia de flores naturais. Cada uma no seu vasinho que lhes dá indentidade no convívio floral. No quintal, frutas e verduras plantadas em um pequeno canteiro, com tamanho suficiente para permitir crescer um pé de mamão bem carregado de frutos.
Ao lado de cada plantação, uma plaquinha. Sim, é merecido o registro, pois as plantas foram semeadas pelas mãos e pela vontade do pai da casa. Cada planta com sua poesia. Nos escritos, a sabedoria em agradecer o alimento de cada dia.

Na varanda era possível sentir o vento no rosto e ouvir, no silêncio, o canto dos pássaros voando pelas redondezas. Na mesa do almoço, a presença de um jarro de um suco muito engenhoso, criado pela mãe da casa. Suco de maracujá com mamão cortado em bolinhas, parecendo gelinhos de mamão, acompanhado de uma comida feita com muito carinho.

De sobremesa, música em família. Um momento para conhecer e cantar a canção que cada um gosta de ouvir. Um tempo para poder dizer o quanto cada melodia é linda ou engraçada ou antiga. Ali juntos, a filha e o filho da casa. Cada um participando na construção de um só som.
Quem era da casa e não estava, veio para a roda em fotografia e lembrança. Estão em outra cidade, cuidando de seus afazeres.

Para despedir, um cafezinho feito na hora, encerrando a conversa, na promessa de um reencontro. Para consolidar o compromisso, ganhei um texto, que fala dos valores de nossa terra, escrita por um professor de português. O mesmo que cultiva o jardim da casa.

Quando existe cuidado e amor dentro de um lar, é possível sentir no ar. E pelo ar que compartilhamos, vamos aprendendo cada dia mais, a semear mais amor, mais perdão, mais paciência com as pessoas que estão perto de nós. Estamos juntos para isso: plantar em nosso canteiro íntimo todos os bons sentimentos que irão expirar a paz, através de nossas atitudes, para que depois os outros a inspirem, e assim por diante..

Tim, tim!

3 comentários:

shiver disse...

presente de aniversário para o professor cloves, esse post.
ele vai ficar super feliz.
=***
vc é muito bem-vinda naquele lar, amiiiga.
p!

Paullo Di Castro disse...

Segue a resposta dos homenageados:
Cloves:
Você é um encanto, sua música e personalidade deixam todo mundo mais feliz. Obrigado!
Terezinha:
A Polli sempre falava bem de você, percebemos que és bem mais que isso. Obrigado pelo vazinho de flores que completaram as minhas.
Eu: Obrigado pela homenagem, meus pais ganharam o mês!
Grande abraço dos Guimarães Lopes!

p! disse...

e pra completar... felicidades e volte sempre!!!