segunda-feira, 30 de maio de 2011

O que cantam as crianças


É linda a letra dessa canção. Vamos cuidar bem de nossas crianças, de nossas famílias, de nossa Terra. Educar os pequeninos com amor, para o amor.
Vivemos hoje uma cultura de hábitos e crenças materialistas, imediatistas. Os pais procuram as escolas que ensinam duas línguas, informática, etc. Mas podemos ensinar também a contemplação à natureza, o cuidado com a vida, com a água, com a comida, com os animais.
O agradecimento ao sol, ao dia, à lua, às estrelas, ao ar que respiramos.
É bom que haja a hora para a tecnologia, mas também a hora para ver o céu azul, lá fora, de onde a luz que entra pela janela sinaliza que o universo é grandioso. Que o passarinho canta quando amanhece o dia, que tem uma fruta nascendo em alguma árvore pela cidade, que tem alguém cantando enquanto caminha...que a grama de manhãzinha é cheia de orvalho.

Nossos exemplos como adultos são de grande importância para as crianças. Vamos cuidar das crianças de nossos jardins, para que floresçam com paz interior, para que tenham uma mente legal, saudável quando jovens, quando adultos. Vamos buscar ternura, confiança na Vida, compromisso com os semelhantes, vontade de viver.
Encerro com a frase de Monteiro Lobato, brasileiro, escritor de livros, criador do Sítio do Picapau Amarelo:
"Assim como é de cedo que se torce o pepino, também é trabalhando a criança que se consegue boa safra de adultos."
Monteiro Lobato (Carta a Vicente Guimarães, Campos do Jordão, 12/1/1936)

Nenhum comentário: