domingo, 6 de fevereiro de 2011

De Paulo a Filemom


Da Bíblia que ganhei do João.. Do amigo João.  Li ontem e achei lindo. Lindo. O que acho é que somos bem capazes do Amor, desde muito tempo.. Um Amor para ser usado para além de nossas próprias dores, em favor do "além de nós".  Estes versos são de poucos anos após o nascimento de Jesus na Terra.  A atitude de Paulo foi para despertar o senhor de escravos para o perdão ao escravo fugitivo. Além disso, abrir-lhe a consciência para a realidade de que todos somos bem iguais. "Eu to envio de volta em pessoa, quero dizer, o meu próprio coração".

Hoje, podemos pensar na escravidão moderna. Nas crianças que trabalham, que estão longe das escolas, nos canaviais, nas relações e condições de trabalho em muitas empresas, nas relações de poder intelectual, material, no medo que cala.
 
Espístola de Paulo a Filemom

(v. 4 a 6)
Dou graças ao meu Deus, lembrando-me, sempre, de ti nas minhas orações, estando ciente de teu amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e todos os santos, para que a comunhão da tua fé se torne eficiente no pleno conhecimento de todo bem que há em nós, para com o Cristo.
(v.9 a 13)
Prefiro, todavia, solicitar em nome do amor, sendo o que sou, Paulo, o velho e, agora, até prisioneiro de Cristo Jesus; sim solicito-te em favor de meu filho Onésimo, que gerei entre algemas. Ele, antes, foi inútil; atualmente, porém, é útil, a ti e a mim. Eu to envio de volta em pessoa, quero dizer, o meu próprio coração.
Eu queria conservá-lo comigo mesmo para, em teu lugar, me servir nas algemas que carrego por causa do evangelho;
(v. 14 a 16)
nada, porém, quis fazer sem o teu consentimento, para que a tua bondade não venha a ser como que por obrigação, mas de livre vontade. Pois acredito que ele veio a ser afastado de ti temporariamente, a fim de que o recebas para sempre, não como escravo; antes, muito acima de escravo, como irmão caríssimo, especialmente de mim e, com maior razão, de ti, quer na carne, quer no Senhor.
(v. 17 a 20)
Se, portanto, me consideras companheiro, recebe-o, como se fosse a mim mesmo. E, se algum dano te fez ou se te deve alguma coisa, lança tudo em minha conta. Eu, Paulo, de próprio punho, o escrevo: Eu pagarei - para não te alegar que também tu me deves até a ti mesmo. Sim, irmão, que eu receba de ti, no Senhor, este benefício. Reanima-me o coração em Cristo.

.

2 comentários:

Vieira disse...

continua se espirando na palavra de Deus, que é único caminho para a salvação.
Dedé

Lara disse...

Seu irmão João sempre teve grande admiração por Paulo. Ele um dia me disse.