terça-feira, 14 de abril de 2009

Árvore das andorinhas



Neste feriado conheci uma árvore cujo tronco serve de morada noturna para andorinhas.

O fenômeno é sublime. Divino!

Por volta das 18 horas, centenas de andorinhas surgem no céu, cantando e voando. Aparentemente não há uma organização no voo. Porém, aos poucos elas vão se reunindo e voando mais baixo.

A sensação de quem está com os pés no chão, olhando para cima, é de que irá desabar um céu de andorinhas sobre nós.

De repente, uma andorinha, em um voo rasante, adentra o buraco do tronco desta árvore (foto). Suas asinhas chegam a bater nas bordas. Podemos ouvir o som.

Após alguns segundos, dezenas delas vão descendo em fila, em alta velocidade e entrando na árvore. Passam bem perto de nossas cabeças. Algumas erram o rumo, desviam rapidamente e começam um nova tentativa.
.
Às 6h da manhã elas saem na mesma velocidade que entram.
.
Eu olhava tudo isso com encantamento. Fiquei pensando na harmonia desses pássaros. Na quantidade deles, como se organizam, como se preservam. Todas andorinhas dividindo o mesmo abrigo dentro de um tronco de árvore.
.
Quem passeia por ali nem suspeita que dentro daquela árvore, dormem centenas de andorinhas.
.
Que respeito temos que ter com a natureza !
.
Precisamos pensar que não podemos sair derrubando árvores, sem saber do ecossistema, da natureza, que na essência somos todos nós, árvores da mesma terra, pássaros de um mesmo céu.

...

4 comentários:

Unknown disse...

Olá... Descobri seu blog xeretando a net. Na verdade, tenho um blog de poesias e fico procurando textos que acho interessantes. o seu espaço é lindo. Gostei do que escreve. Acho que talvez tenhamos afinidades também por algumas coisas que li (estudei libras quando estava na faculdade - sou fonoaudióloga). Há duas postagens, em particular, que gostaria de comentar: adorei o vídeo da Maria Flor (o comentário que fez) e o poeminha "O gesto que basta". Queria que me autorizasse a colocá-lo no meu blog. Passe por lá para conferir meu pequeno universo particular em que as palavras se movimentam. Foi um prazer, Lilian.

Lara disse...

Lilian,
obrigada pela visita e pelo carinho!
Gostaria de visitar seu blog, mas não encontrei o link para ele.
Você pode me passar o endereço dele ?

Lara disse...

ah! pode colocar sim no seu blog!
vou ficar esperando o endereço!

Lilian Tavares disse...

http://palavrasemmovimentos.blogspot.com/


Olá...
Apenas hoje vi seu recado. Desculpe não ter lhe enviado o link. Bom, dê uma olhada e obrigada.